ACESSE SEUS RESULTADOS

EXAMES DE IMAGENS

RADIOGRAFIA

Também conhecido como Raio X, é um exame de imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas do organismo. O exame é indicado para diagnosticar diversas doenças e é considerado bastante simples e seguro.

Entre as indicações do raio-x estão:

Identificar fraturas ósseas e infecções;

• Diagnosticar doenças em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico e nos pulmões;

• Investigar suspeitas de câncer e artrite;

• Apontar tamanho e forma do coração;

• Mostrar imagens dos vasos sanguíneos;

• Identificar alterações pós-operatórias;

• Aponta posições de marca-passo, sondas ou cateteres;

• Identificar calcificações, objetos estranhos e problemas dentários.

Preparo para exame:

• O indivíduo deve remover joias ou acessórios que possam atrapalhar o feixe de raio-x.

• Em alguns casos, remover algumas peças de roupa localizadas acima da cintura, como sutiã ou blusas e prender o cabelo.

Tipos de raio-x:

• Raio-X do tórax

• Raio-X da coluna

• Raio-X dos seios da face

• Raio-X dos ossos

MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame de imagem utilizado para detectar precocemente o câncer de mama. A detecção precoce, vale dizer, aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e proporciona melhores resultados para as pacientes.

• A cada dois anos entre os 50 e 69 anos
• Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade.

Preparo para o exame:
• Evite o uso de desodorantes, talcos ou loções nas axilas e na área das mamas. Esses produtos podem aparecer nas imagens e atrapalhar a análise feita pelo médico radiologista.
• Levar exames anteriores para que o profissional responsável pela mamografia possa fazer uma comparação.

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico é um método diagnóstico de doenças cardiovasculares e, associado a outros exames, é capaz de auxiliar na detecção precoce de distúrbios cardiovasculares em fase assintomática (check-up).  É útil também na avaliação da resposta ao tratamento e acompanhamento longitudinal da tolerância ao esforço e de sintomas desencadeados pelo exercício.

Como é realizado?

O exame ergométrico é um procedimento que submete o indivíduo a um esforço progressivo, em bicicleta ou esteira ergométrica, monitorado por eletrocardiograma e pressão arterial, em sequências de intensidade adaptadas ao nível de condicionamento físico, capacidade de esforço e idade do paciente.

Com duração por volta de 20 minutos,  sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação.  O protocolo de exercício deverá ser concluído, preferencialmente por exaustão ou fadiga muscular. Porém poderá ser interrompido a critério do médico responsável.

Indicação:

• detecção precoce de isquemia do músculo cardíaco por obstrução parcial no sistema de artérias do coração (coronárias).

• identificar alterações da pressão arterial e avaliar arritmias desencadeadas pelo esforço.

• capacidade funcional, auxiliando na avaliação pré-participação esportiva e avaliação de risco cirúrgico.

Preparo:

• Não consumir bebidas alcoólicas 12 h antes do teste.

• Repouso habitual na véspera (sono reparador).

• Alimentação habitual (evitar comparecer em jejum).

• Não fumar 3 horas antes do teste.

• Não praticar exercícios físicos intensos (treinamento) 12 horas que precedem o teste;

• Não usar hidratantes ou cremes (podem dificultar a fixação dos eletrodos).

• Importante: A medicação habitual deve ser mantida exceto em caso de suspensão pelo médico solicitante.

ECOCARDIOGRAMA

O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Com o teste é possível que o médico avalie e identifique possíveis doenças cardíacas, além de ser fundamental para o planejamento terapêutico e prognóstico delas.

• Doenças das válvulas cardíacas;

• Insuficiência cardíaca;

• Doenças do pericárdio (membrana que reveste o coração);

• Doenças congênitas;

• Tumores cardíacos, benigno como mixoma atrial;

• Doenças da aorta torácica;

• Crescimento de cavidades atriais e ventriculares;

• Presença de coágulos dentro do coração;

• Presença de lesões sugestivas de endocardite

Preparo do exame:

• Normalmente não é necessário nenhum preparo antes dos exames de rotina

• Para a realização do ecocardiograma transesofágico é necessário jejum de 6 horas.

• O ecocardiograma sob estresse é um exame realizado após atividade física em esteira ergométrica ou após estímulo medicamentoso, necessita de alimentação leve prévia e vestimenta adequada

⁠ULTRASSONOGRAFIA

Ultrassom é a produção de ondas sonoras de alta frequência que não podem ser ouvidas pela audição humana. Quando uma onda sonora atinge um determinado objeto, ela reverbera ou reflete. Ao medir essas ondas de eco, é possível determinar a distância do objeto, bem como o tamanho, forma e a consistência. Permite dizer, por exemplo, se a estrutura é sólida ou líquida.

Eles são utilizados para visualizar os órgãos internos do corpo, como:

• coração e vasos sanguíneos, incluindo a aorta abdominal e seus principais ramos;

• fígado;

• vesícula biliar;

• baço;

• pâncreas;

• rins;

• bexiga;

• útero, ovários e, em pacientes grávidas, o feto;

• olhos;

• glândulas tireóide e paratireóide;

• bolsa escrotal (testículos).

Preparo para o exame:

• Em geral, o ultrassom não requer nenhum preparo específico. Isso porque são procedimentos seguros e não invasivos.

• Dependendo do tipo de exame, pode ser recomendado realizar jejum para melhorar a captação das imagens ou se alimentar bem antes do procedimento.

• A recomendação é usar roupas confortáveis e de fácil remoção, principalmente na área examinada.

• remover joias e objetos metálicos para não interferir na qualidade das imagens.

DENSITOMETRIA ÓSSEA E CORPO INTEIRO

O exame de densitometria óssea é um exame de imagem feito para medir a densidade dos ossos presentes no corpo humano, por meio de minerais presentes nesse tecido. A técnica se baseia em um feixe de radiação gerado por uma fonte de raio X com dois níveis de energia. Este feixe atravessa o indivíduo no sentido póstero-anterior e é captado por um detector. O programa calcula a densidade de cada amostra a partir da radiação que alcança o detector em cada pico de energia. O tecido mole (gordura, água, músculos, órgãos viscerais) atenua a energia de forma diferente do tecido ósseo, permitindo a construção de uma imagem da área de interesse.

Indicação:

• Suspeita de osteoporose ou osteopenia

• Todas as mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos

• Para avaliar composição corporal (massa magra, massa gordurosa e visceral)

Preparo para o exame:

• Não existe um preparo específico para a densitometria óssea.

• Evitar o uso de roupas com detalhes metalizados, como botões, que podem aparecer no exame.

• Evitar tomar cálcio e pílulas de reposição óssea no dia do exame, já que elas podem interferir no resultado obtido.

Podemos te ajudar?
Olá, gostaria de saber mais sobre nossas consultas?